Orientações para casos de emergência

São recomendações básicas para situações que requerem providências rápidas e imediatas, visando a segurança pessoal e patrimonial dos Usuários. Ressaltamos a importância da divulgação das recomendações de segurança do Corpo de Bombeiros, Concessionárias, fabricantes e prestadores de serviços aos Usuários.

Abaixo são apresentadas recomendações básicas para situações que requerem providências rápidas e imediatas.

9.1. INCÊNDIO

Apesar dos riscos de incêndio em edificações serem relativamente pequenos, eles podem ser provocados por descuidos, curtos-circuitos ou cigarros projetados acesos em latas de lixo ou outros locais impróprios. Dessa forma, certifique-se que o Condomínio possui um Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio, projetado de acordo com as normas vigentes.

Princípio de incêndio

  • No caso de princípio de incêndio ligar para o Corpo de Bombeiros e acionar o alarme de incêndio.
    Automaticamente os membros da brigada de incêndio, que devem estar devidamente capacitados por treinamento específico, devem entrar em ação, dirigir-se para as rotas de fuga;
  • Desligar o gás;
  • Desligar as chaves ou disjuntores gerais de energia.

 

Em situações extremas

  • Em locais onde haja fumaça, manter-se junto ao chão para respirar melhor. Usar, se possível, um lenço ou pano molhado junto ao nariz;
  • Sempre que passar por uma porta, fechá-la sem trancar;
  • Sempre descer/buscar a base da edificação, nunca subir; não utilize os elevadores;
  • Se não for possível sair, esperar por socorro, mantendo os olhos fechados e ficando junto ao chão;
  • Uma vez que tenha conseguido escapar não retorne;
  • Antes de abrir qualquer porta, toque-a com as costas da mão; se estiver quente não abra;
  • Em ambientes esfumaçados, fique junto ao piso, onde o ar é sempre melhor;
  • Mantenha-se vestido, molhe suas vestes;
  • Fogo nas roupas: não corra. Se possível envolva-se num tapete ou tecido qualquer e role no chão;
  • Não procure combater o incêndio, a menos que saiba manusear o equipamento de combate.

 

TIPOS DE INCÊNDIO E EFICIÊNCIA DOS EQUIPAMENTOS DE EXTINÇÃO

 

TIPO DE MANGUEIRA DE EXTINTORES
INCÊNDIO ÁGUA ÁGUA PRESSURIZADA GÁS CARBÔNICO PÓ QUÍMICO SECO
Em madeira, papel, pano, borracha ÓTIMO ÓTIMO Pouco eficiente Sem eficiência
Gasolina, óleo, tintas, graxa, gases Contra indicado: Espalha o fogo Contra indicado: Espalha o fogo Bom ÓTIMO
Equipamentos elétricos Contra indicado: conduz eletricidade Contra indicado: Conduz eletricidade ÓTIMO Bom: pode causar danos em equipa- mentos delicados
Em metais e produtos químicos Contra indicado: Não apaga e aumenta o fogo Bom

 

9.2. VAZAMENTOS EM TUBULAÇÕES DE GÁS

Caso se verifique vazamento de gás de algum aparelho, como fogão, feche imediatamente os respectivos registros. Mantenha os ambientes ventilados, abrindo as janelas e portas. Não utilizar nenhum equipamento elétrico e nem acionar qualquer interruptor. Caso perdure o vazamento, solicitar o fechamento da rede de abastecimento. Acionar imediatamente a Concessionária competente ou fornecedor dos equipamentos ou Corpo de Bombeiros.

9.3. VAZAMENTO DO SISTEMA HIDRÁULICO

No caso de algum vazamento em tubulação de água fria, a primeira providência a ser tomada é o fechamento dos registros correspondentes. Em seguida, avisar à equipe de manutenção local e acionar, se necessário, uma empresa especializada.

9.4. ENTUPIMENTO EM TUBULAÇÕES DE ESGOTO OU DE ÁGUAS PLUVIAIS

No caso de entupimento na rede de coleta de esgoto ou de águas pluviais, avisar a equipe de manutenção local e acionar imediatamente, caso necessário, uma empresa especializada em desentupimento.

9.5. CURTO-CIRCUITO EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

No caso de algum curto circuito, os disjuntores (do quadro de comando) desligam- se automaticamente, desligando também as partes afetadas pela anormalidade. Para corrigir, é só voltar o disjuntor correspondente à sua posição original, tendo antes procurado verificar a causa do desligamento do disjuntor, chamando imediatamente a empresa responsável pela manutenção das instalações.

9.6. PARADA SÚBITA DE ELEVADORES

Se eventualmente alguém ficar preso no elevador, acionar o botão de alarme ou interfone. O funcionário prestará socorro e chamará a empresa responsável pela conservação do elevador ou o Corpo de Bombeiros.

No caso de falta de energia, os elevadores descerão gradativamente até o pavimento térreo. Aguardar a abertura das portas e sair observando se há degrau entre a cabina e o pavimento. Não permitir que ninguém da edificação abra a porta do elevador em caso de pane. Aguardar a chegada da equipe de manutenção. Este procedimento evita acidentes graves.

9.7. SISTEMA DE SEGURANÇA

No caso de intrusão ou tentativa de roubo ou assalto, seguir as recomendações da empresa de segurança
especializada, quando houver, ou acionar a polícia. Observar atentamente nas imediações se há pessoas estranhas, carros suspeitos estacionados, etc.