- Introdução
- Apresentação
- Definições
- Responsabilidades relacionadas ao uso, operação e manutenção
- Memorial da edificação
- Garantias
- Disposições iniciais para o correto uso da edificação
- Desempenho técnico previsto para o imóvel
- Descrição, cuidados de uso e manutenção
- Programa de manutenção
- Orientações para casos de emergência
- Anexos
Disposições iniciais para o correto uso da edificação
5.1. PEDIDOS DE LIGAÇÕES
Ao receber o empreendimento, é necessário providenciar junto às Concessionárias os pedidos de ligações locais. Para solicitar a ligação, contacte o serviço de atendimento da Concessionária local.
5.1.1. INSTALAÇÕES PARA O ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Os pontos de abastecimento de água fria já estão interligados às instalações da edificação. Por isso, não será necessária nenhuma solicitação.
Vale ressaltar que para cada imóvel foi instalado um medidor individual.
É recomendado que os registros de gaveta fiquem completamente abertos ou completamento fechados, visto que a abertura parcial desses registros interfere na sua vida útil. Caso seja necessário deixar um ambiente vazio por uma longa duração de tempo, é indicado fechar totalmente todos os registros de gaveta. Quando faltar água, deve-se certificar logo no primeiro momento se o registro de gaveta do ambiente em questão está aberto.
Concessionária
O fornecimento de água corrente e a disposição sanitária de esgoto são realizados pela EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento.
SAC: 0800 055 5195
Site: www.embasa.ba.gov.br
5.1.2. INSTALAÇÕES PARA DRENAGEM DE ÁGUAS PLUVIAIS
Os pontos de drenagem de águas pluviais já estão interligados na rede interna de coleta do Condomínio, não sendo necessária nenhuma solicitação. Vale ressaltar que os pontos e redes de drenagem das águas pluviais foram dimensionados conforme seu uso.
5.1.3. INSTALAÇÕES PARA REDE DE ESGOTO
Os pontos de esgotamento de águas já estão interligados à rede pública de coleta. Por isso, não será necessária nenhuma solicitação. Vale ressaltar que os pontos e redes de esgotamento das águas foram dimensionados conforme seu uso.
5.1.4. INSTALAÇÕES DE ENERGIA ELÉTRICA
Conforme projeto, foram instalados medidores individuais de consumo que contêm cabos interligando a rede pública ao respectivo quadro de distribuição do seu imóvel. Para solicitar a ligação de energia elétrica e dos medidores, contate o serviço de atendimento da Concessionária local e informe o número do protocolo abaixo. A ligação também pode ser solicitada em um dos postos da Concessionária.
Concessionária
O fornecimento de energia elétrica é feito pela COELBA.
Whatsapp: 71 3370-6350
Site: www.servicos.neoenergiacoelba.com.br
Número protocolo Coelba para solicitação de ligação individual de energia: 9101972759
5.1.5. INSTALAÇÕES DO CARREGADOR ELÉTRICO
O condomínio possui 10 tomadas para carregamento de carro elétrico. As tomadas foram distribuídas pelas garagens de forma a atender o maior número possível de usuários do Condomínio, limitando-se a 01 usuários por vez.
As tomadas são tomadas do tipo Steck, com potência de 3600W cada, 2P + T (2 Fases e 1 Terra), corrente de 20A e tensão de 220V. Para conectar o carregador à tomada, o morador deverá possuir extensão compatível com o seu automóvel, com tomada de 20A e garantir que não atrapalhe a circulação de outros veículos.
Cada tomada tem um circuito exclusivo conforme quadros elétricos QD-ADGAR 1, QD-ADGAR 2, QD-ADGAR 3, instalados respectivamente nas garagens 01, 02 e 03.
A energia vem do Quadro de Serviço Geral do Condomínio. O Condomínio deverá estabelecer normas de utilização das tomadas em geral e da tomada da vaga exclusiva.
Política de boa vizinhança:
Lembre-se, o equipamento não é de uso exclusivo seu, libere a tomada ou vaga exclusiva ao final do uso.
5.1.6. INFRAESTRUTURA PARA AUTOMAÇÃO
Existe uma caixa na área de serviço com dimensão de 60x40cm com tubulação “seca” (sem cabos) para futura interligação da automação. Esta caixa tem uma tubulação interligando com o quadro principal de disjuntores do apartamento e quadro de conectividade existente no hall íntimo das suítes.
Áreas privativas:
Nas áreas sociais dos apartamentos, especificamente nos ambientes sala estar/jantar e varanda, foram executadas tubulações secas para a posterior instalação por parte dos proprietários de automação dos seguintes sistemas e/ou equipamentos:
- para automação dos dois aparelhos de ar-condicionado, localizados na sala;
- para sonorização, com tubulações localizadas na sala, na varanda gourmet e na varanda;
- para persianas, com tubulações localizadas na sala, na varanda gourmet e na varanda;
- para iluminação, com tubulações localizadas na sala, na varanda gourmet e na varanda.
Áreas Comuns:
A automação das áreas comuns será através dos 8 (oito) quadros de automação espalhados nos diversos ambientes das áreas comuns do prédio, o gerenciamento e controle é através de um aplicativo, que pode ser instalado em aparelho celular ou em um computador a ser indicado futuramente pelo condomínio.
Abaixo descrição dos quadros de automação, sua localização, os equipamentos, sistema e a sua descrição:
1- QC-GUA-01 (Guarita)
a. Medidor de Água Geral (Hidráulica), (Medição de Pulso)
b. Iluminação Guarita (Iluminação C3 ao C10), (Comando L/D), Obs.: Não está na automação toda a iluminação,
somente dos circuitos indicados.
2- QC-GERENCIADOR (Playground)
a. Medidor de Gás Individual (Hidráulica), (Medição de Pulso)
b. Medidor de Água Individual (Hidráulica), (Medição de Pulso)
3- QC-PLA-02, QC-PLA-01, QC-PLA-00, (Playground)
a. Split (UE UE-01,02,03 e 11) (Ar Condicionado), (Comando Liga/Desliga, / Set point / Swing / Quente e frio)
b. Disjuntor Geral (DJ 600A) (Elétrica), (Estado do Disjuntor)
c. Disjuntor de Barramento (DJ 230A, DJ 230A, DJ 100A) (Elétrica), (Estado do Disjuntor)
d. Iluminação Piscina (Iluminação), (Comando L/D)
e. Bomba Piscina (B1 e B2) (Hidráulica), (Estado Chave Manual/Automático)
f. Bomba Piscina (B1 e B3) (Hidráulica), (Estado Ligado/Desligado)
4- QC-MEZ-01 (Mezanino)
a. Split (UE UE-04,05,06, 07, 08 e 09) (Ar Condicionado), (Comando Liga/Desliga, / Set point / Swing / Quente e
frio)
5- QC-COB-01 (Cobertura/Barrilete)
a. Reservatório Superior, Reservatório Água Potável 1 (Hidráulica), (Medição de Volume de Água)
b. Reservatório Superior, Reservatório Água Potável 2 (Hidráulica), (Medição de Volume de Água)
c. Bomba de Pressurização, BP1 e BP2, (Hidráulica), (Estado Chave Manual/Automático)
d. Bomba de Pressurização, BP1, (Hidráulica), (Estado Ligado/Desligado)
e. Bomba de Pressurização, BP2, (Hidráulica), (Estado Ligado/Desligado)
f. Bomba de Incêndio, B1, (Hidráulica), (Estado Chave Manual/Automático)
g. Bomba de Incêndio, B2, (Hidráulica), (Estado Chave Manual/Automático)
h. Bomba de Incêndio, B1, (Hidráulica), (Alarme 1)
i. Bomba de Incêndio, B2, (Hidráulica), (Alarme 2)
j. Bomba de Incêndio, B1, (Hidráulica), (Alarme pressão diferencial 1)
k. Bomba de Incêndio, B2, (Hidráulica), (Alarme pressão diferencial 2)
6- QC-G1-01 (Garagem 1)
a. Transformadores, TR-1, (Elétrica), (Alarme de Temperatura)
b. Transformadores, TR-2, (Elétrica), (Alarme de Temperatura)
c. Disjuntor Principal, DJ 600A, (Elétrica), (Estado do Disjuntor)
d. Multimedidor, (Elétrica), (Multimedidor Ramal de Serviços (ModBus-RTU))
e. Disjuntor Geral Serviços, DJ 200A, (Elétrica), (Estado do Disjuntor)
f. Disjuntor Geral Sistema Fotovoltaico, DJ 100A, (Elétrica), (Estado do Disjuntor)
g. Disjuntor Geral Sistema Fotovoltaico, DJ 100A, (Elétrica), (Estado do Disjuntor)
h. Medidor de Gás Geral, (Hidráulica), (Medição de Pulso)
7- QC-G2-01 (Garagem 2)
a. Chave de Transferência (Elétrica), (Estado do Chave de Transferência na Concessionária)
b. Chave de Transferência (Elétrica), (Estado do Chave de Transferência no Gerador)
c. Gerador (Elétrica), (Comunicação USCA)
d. Tanque de Diesel (Elétrica), (Nível Analógico do Reservatório)
8- QC-G3-01 (Garagem 3)
a. Split (UE UE10) (Ar Condicionado), (Comando Liga/Desliga, / Set point / Swing / Quente e frio)
b. Ventilador, V1 e V2, (Pressurização Escadas), (Alarme de Sinistro)
c. Ventilador, V1 e V2, (Pressurização Escadas), (Estado Chave Manual/Automático)
d. Ventilador, V1, (Pressurização Escadas), (Estado Ligado/Desligado)
e. Ventilador, V2, (Pressurização Escadas), (Estado Ligado/Desligado)
f. Exaustor, E1, (Pressurização Escadas), (Estado Ligado/Desligado)
g. Exaustor, E2, (Pressurização Escadas), (Estado Ligado/Desligado)
h. Reservatório Retardo de Águas Pluviais, (Hidráulica), (Medição de Volume de Água)
i. Reservatório Inferior, Reservatório Água Potável 1 (Hidráulica), (Medição de Volume de Água)
j. Reservatório Inferior, Reservatório Água Potável 2 (Hidráulica), (Medição de Volume de Água)
k. Bomba de Recalque, BR1 e BR2, (Hidráulica), (Estado Chave Manual/Automático)
l. Bomba de Recalque, BR1, (Hidráulica), (Estado Ligado/Desligado)
m. Bomba de Recalque, BR2, (Hidráulica), (Estado Ligado/Desligado)
A automação dos medidores de água depende da habilitação pela Concessionária e incorporação de medidores
especiais de fluxo a serem fornecidos pela mesma.
5.1.7. INSTALAÇÃO DE GÁS
Conforme projeto, foram instalados quadros para as instalações dos medidores individuais de consumo que contêm tubulação interligando a central de gás do prédio ao seu respectivo imóvel. Para solicitar a ligação do gás do seu imóvel, contate o serviço de atendimento da Concessionária local.
Bahiagás
SAC: 0800 071 9111
Emergência: 0800 284 1111
Site: www.bahiagas.com.br
Os serviços de instalação de medidor e liberação de gás para cada unidade habitacional e para os pontos comuns pode ser solicitado, após a liberação geral para o empreendimento, através do nosso site pelo link:
https://bahiagas.com.br/agencia-virtual-residencial/item/550-primeira-ligacao-segmento-residencial
A conversão de aparelhos à gás como cocção e aquecimento, caso já não sejam para gás natural, deve ser feita pela assistência técnica ou pelas empresas cadastradas, também listadas no site da Bahiagás, pelo link:
https://bahiagas.com.br/prestadores-de-servicos
A Bahiagás sempre recomenda que a primeira opção seja pela assistência técnica. Todo serviço realizado pela Bahiagás é gratuito, assim como a aplicação dos materiais, como medidores e válvulas reguladoras.
5.1.8. INSTALAÇÃO DE DADOS / TELEFONES / CENTRAL TELEFÔNICA
Conforme memorial já foi instalado no seu imóvel infraestrutura interligando a central telefônica/interfone do Condomínio até a cozinha do seu apartamento. Entretanto, será necessária a instalação do aparelho pelo Proprietário, para o correto funcionamento do sistema.
Para solicitar sua conexão telefônica/dados, ligue para a Concessionária de sua escolha. Eletrodutos secos (sem
cabos) foram instalados. Verifique na planta técnica o caminhamento destes.
5.1.9. INSTALAÇÃO DO APARELHO DE AR CONDICIONADO
Conforme projeto específico do sistema de condicionamento de ar, foi executada a infraestrutura (dreno e circuito elétrico) futura instalação dos equipamentos das áreas privativas. Antes de comprar os equipamentos verifique na planta técnica o caminhamento e capacidade destes. Nas áreas comuns, foram instalados os equipamentos, rede de dutos e demais elementos constantes no projeto
5.1.10. ESCULTURA EM AÇO DO PLAYGROUND
Elemento artístico composto de aço, cuja função principal é decorar o ambiente.
A escultura existente no Playground é de autoria do artista plástico Alberto José Costa Borba, Bel Borba, e como tal
tem os seus direitos garantidos pelo direito autoral, não sendo possível alteração sem a concordância, autorização, do autor. Para toda e qualquer manutenção corretiva deverá ser consultado o autor.
CUIDADOS NO USO
- A limpeza da escultura deverá ser feita com mangueira e água pura, sem uso de elementos químicos; não utilizar jato de água de alta pressão (lava-jato) para lavagem de esquadrias e/ou elementos em aço.;
- NÃO usar em hipótese alguma saponáceos ou compostos com pós abrasivos, esponjas de aço de qualquer espécie, ou qualquer outro material abrasivo, que possam danificar a pintura das esquadrias e elementos em aço;
- NÃO usar produtos ácidos, alcalinos, vaselina, removedor, thinner ou qualquer outro produto químico derivado do petróleo, pois sua aplicação poderá danificar a pintura, alterando o seu acabamento;
- NÃO utilizar objetos cortantes ou perfurantes para auxiliar na limpeza.
MANUTENÇÃO PREVENTIVA | ||
PERIODICIDADE | ATIVIDADE | RESPONSÁVEL |
Mensalmente |
Fazer lavagem com mangueira e água pura, sem uso de elementos químicos. |
Equipe de manutenção local / Empresa capacitada |
Trimestralmente |
Verificar a integridade dos elementos de fixação da estrutura. |
Empresa capacitada |
5.2. PPCI – PLANO DE PREVENÇÃO E PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO
O plano de prevenção e proteção contra incêndio, também conhecido como PPCI, tem como objetivo garantir a segurança e preservar as estruturas das edificações, estabelecendo um conjunto de medidas de prevenção e de extinção em caso de incêndio. Esse plano, regido pela lei de número 14.376/2013, é obrigatório para as edificações multifamiliares, ou Condomínios, sendo obrigação do Síndico e/ou Administradora a contratação de profissional habilitado para a sua confecção, inclusive com a formação da Brigada de Incêndio conforme normas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia.
5.3. MODIFICAÇÕES, DECORAÇÃO E REFORMAS
A edificação foi construída a partir de projetos elaborados por empresas especializadas, obedecendo à legislação brasileira e as normas técnicas do INMETRO e da ABNT. A Construtora não assume responsabilidade sobre reformas com mudanças de layouts, acabamentos, instalações e outros, sendo que tais alterações acarretam em perda da garantia e desempenho esperado para todos os itens modificados.
Segundo a NBR 16280, para a execução de qualquer modificação posterior à entrega da obra, é obrigatório contratar profissionais e/ou empresas capacitadas ou especializadas, que emitam os documentos de responsabilidade técnica exigidos por esta norma, inclusive o documento de responsabilidade técnica – ART ou RRT
É terminantemente proibido realizar qualquer tipo de remoção, cortes, rasgos, furos ou modificação dos elementos estruturais (lajes, vigas, pilares, vergas e contra vergas). Cortes de vigas, pilares ou lajes, mesmo que superficiais, prejudicam a solidez, a segurança e/ou a durabilidade da edificação. A remoção, mesmo parcial, ou modificação ou sobrecarga de qualquer elemento estrutural pode causar o colapso da estrutura e a ruina do edifício. Retirada ou introdução de novas paredes não devem ser realizados sem a consulta a profissionais especializados. A estrutura e as paredes não devem ser sobrecarregadas além dos limites normais de utilização previstos no projeto estrutural, pois sobrecargas podem gerar fissuras e outros danos à estrutura, paredes, pisos, caixilhos e outros.
Alterações das características originais da edificação podem afetar o seu desempenho estrutural, térmico, acústico, etc. Portanto, só devem ser feitas sob orientação de profissionais / empresas qualificadas para tal fim.
Antes de iniciar a reforma atentar para as áreas impermeabilizadas, conforme projeto. Todas as áreas molhadas foram devidamente impermeabilizadas e testadas quanto a estanqueidade, conforme determina as normas brasileiras.
A execução de quaisquer serviços nas áreas entregues, bem como nas áreas comuns, deverá respeitar integralmente as disposições da Convenção do Condomínio, no tocante aos horários em que poderão ser executados, na limitação de ruídos, na forma de retirada de entulho, na forma de acesso de terceiros ao Condomínio, dentre outros. Recomenda-se, ainda, solicitar a aprovação do projeto de reforma pelo Condomínio, devidamente acompanhado de ART específica e sempre consultar profissionais e empresas capacitadas, pois serviços mal executados poderão prejudicar a segurança ou a durabilidade da obra.
A montagem de qualquer elemento fixado na estrutura requer um cuidado muito especial no que se refere à execução das furações e à escolha dos acessórios de fixação. É imprescindível que antes da execução de qualquer furo para fixação desses elementos seja consultado e/ou fornecido ao instalador (montador) os projetos indicando todas as tubulações embutidas nas paredes. Quando da montagem dos armários sobre pias e lavatórios, cuidados deverão ser tomados pelo montador no sentido de evitar danos aos sifões, flexíveis (“rabichos”), registros e outros dispositivos das instalações hidrossanitárias, elétricas ou de gás. Além disso, é necessário atentar para que os armários não bloqueiem o acesso às caixas elétricas.
Para fixação de prateleiras, quadros e outros, devem ser utilizados parafusos com buchas adequadas a cada sistema de vedação/revestimento. No caso de blocos vazados, gesso acartonado ou situações similares devem ser empregados acessórios de fixação especiais. Todos os dispositivos devem ser dimensionados adequadamente em função do peso do elemento a ser fixado.
É absolutamente vedada a execução de reformas ou quaisquer modificações em elementos da fachada. Modificações e reformas somente quando aprovadas pelo Condomínio / Projetista em situações emergenciais. Nestas situações deverão ser atendidos os requisitos previstos na NBR 16280.
Como a maioria dos clientes realizarão obras ao receber a unidades, é recomendada a troca do segredo das fechaduras, o que se torna desnecessário caso a própria fechadura externa vá ser modificada.
5.4. SERVIÇOS DE TRANSPORTE DE MOBILIÁRIO
Para o transporte de móveis ou grandes elementos é aconselhável que se faça um planejamento prevendo a forma de transporte dos mesmos, levando-se em consideração as dimensões dos elevadores, escadarias, rampas e os vãos livres das portas.
5.5. AQUISIÇÃO E INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS
A instalação elétrica foi dividida em vários circuitos. Cada um tem um limite determinado de carga em projeto, o que deverá ser conhecido para a verificação de quais equipamentos poderão ser neles ligados.
O quadro de luz está sendo entregue com o diagrama dos disjuntores e com a identificação dos circuitos de iluminação, tomadas, etc.
Embora não exista previsão para instalação de equipamentos movidos a gás nas áreas comuns, caso o Condomínio opte por alterar as instalações e adquirir algum eletrodoméstico e/ou equipamento movido a gás, mesmo os fogões, verificar se o mesmo é apto para utilização de gás natural. Os equipamentos movidos à GLP precisam sofrer adaptações para o uso de gás natural. Quaisquer informações adicionais poderão ser obtidas na Bahiagás através do número informado.
VOLTAGEM DOS PONTOS DE ENERGIA E ILUMINAÇÃO | |
ÁREAS COMUNS | |
Pontos de iluminação e tomadas gerais. Pontos de ar condicionado podem ser bifásicos ou trifásicos a depender dos equipamentos |
220V 220V |
APARTAMENTOS | |
Pontos de iluminação e tomadas gerais Pontos de ar condicionado, tomada sob a bancada da varanda gourmet e ponto do lava- louças sob a bancada da cozinha. |
127V 220V |
CUIDADOS ESPECIAIS DEVERÃO SER TOMADOS NA UTILIZAÇÃO DOS PONTOS ELÉTRICOS 220 VOLTS DOS APARTAMENTOS. ELES ESTÃO IDENTIFICADOS COM ETIQUETAS 220V, EVITANDO DANOS A EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES. |
Não há possibilidade de instalação de chuveiro elétrico nas unidades, exceto no WC de empregada. Este chuveiro precisa ser blindado e que possa ser ligado ao circuito protegido por DR. Em caso de não seguimento dessas especificidades haverá risco grave de incêndio já que os disjuntores, cabos de alimentação da unidade e subestação não possuem esta previsão, com exceção no WC de serviço.
Ao adquirir qualquer equipamento, verifique primeiramente a compatibilidade da sua tensão (voltagem – volts) e potência (carga – watts), que deverá ser no máximo igual à tensão e potência dimensionada em projeto para cada circuito. Atentar também para infraestrutura deixada nos quadros elétricos. Alguns equipamentos possuem disjuntor específico nos quadros com sua respectiva potência máxima. Esse limite deve ser impreterivelmente respeitado.
Para instalação de novas luminárias solicite ao profissional habilitado que esteja atento ao total isolamento dos fios e cabos elétricos. No caso de substituição do tipo de lâmpada, consultar em projeto específico a compatibilidade de carga.
Envidraçamento de Varanda:
Antes de realizar o envidraçamento das varandas, verifique com a administração do seu Condomínio qual foi o padrão elaborado pelo Arquiteto do empreendimento, uma vez que a instalação de elementos diferentes pode alterar e descaracterizar a fachada da edificação. É expressamente vedado o assentamento de qualquer elemento sobre os corrimões, esquadrias e guarda-corpos, pois estes não foram projetados para receber cargas extras. A instalação dos dispositivos extras de segurança não é muito complexa, mas é necessário contratar uma empresa especializada pois existe risco de queda em altura de pessoas e materiais.
Segue abaixo a recomendação do sistema que deve ser instalado:
1. Descrição Geral
O Sistema de Envidraçamento de Áreas consiste em dois conjuntos de perfis horizontais de alumínio. Um deles é fixado ao teto da área a ser envidraçada e o outro perfil é fixado ao chapim ou piso.
Os painéis de vidro deverão estar ligados aos perfis através de conjuntos deslizantes compostos de roldanas com rolamentos blindados, permitindo que os painéis deslizem e girem.
Os perfis de alumínio deverão estar ligados às extremidades superior e inferior dos painéis de vidro. A fixação se dá através de processo especial de colagem. Esses perfis são conectados aos componentes proporcionando o deslizamento e abertura dos vidros.
O primeiro painel deverá ser aberto através da liberação do trinco, mas também pode ser travado na posição de ventilação. O trinco pode ser fornecido em conjunto com uma fechadura com chave.
Os outros painéis podem ser movidos deslizando-os até o final, posição em que são girados. Quando os painéis estão abertos (90º), os pivôs travam os conjuntos deslizantes, e com o auxílio da trava telescópica os mantem nessa posição.
Os painéis podem, portanto, ser completamente abertos.
2. Perfis de Alumínio
O conjunto de perfis pesa 2,5kg por metro linear e deverá ser produzido em conformidade com a norma ABNT NBR 8116. Suas propriedades físicas variam de acordo com a liga e a têmpera. De acordo com as normas da ABNT e AAMA, o Sistema utiliza a liga 6063 e têmpera T5, e em seu acabamento superficial utiliza-se o processo de anodização ou pintura eletrostática.
A anodização dos perfis que compõem o produto deverá ser de alta tecnologia, conferindo excelente resistência às intempéries, absoluta estabilidade de cores, mesmo em situações adversas de exposição à luz solar, ao calor, atmosfera agressiva ou chuva. A película superficial protetiva, de espessura controlada, capaz de alcançar um grau de dureza que varia entre 7 a 8 na escala Mhos, que é também poroso, anidro e transparente, chama-se Óxido de Alumínio ou Alumina (Al2 O3). A cor utilizada será Bronze 1002.
3. Painéis de Vidro
Todos os painéis deverão ser de vidro temperado (NBR 14698), de 10 mm com lapidação reta, na cor Reflecta Cinza, nas seguintes modulações:
– Varanda Living Frente: 19 painéis, sendo 18 painéis com largura aproximada de 535mm + 1 painel com largura aproximada de 300mm. Altura aproximada dos painéis: 2000mm;
– Varanda Living Fundos: 6 painéis com largura aproximada de 515mm. Altura aproximada dos painéis: 2000mm;
– Varanda Suíte Máster: 9 painéis, sendo 5 painéis com largura aproximada de 530mm + 3 painéis com largura
aproximada de 500mm + 1 painel com largura aproximada de 320mm. Altura aproximada dos painéis: 2000mm.
4. Conjuntos Deslizantes
Os conjuntos deslizantes deverão ser compostos de roldanas injetadas e rolamentadas, anéis espaçadores de segurança e sistema de amortecimento. O corpo do conjunto e demais peças de fixação deverão ser produzidos em materiais especiais e anticorrosivos, sem soldas, usinagens ou arranjos.
Os conjuntos deverão ser fixados aos perfis dos vidros através de duplo travamento de segurança. Os conjuntos traseiros, além de permitir o deslizamento e giro dos painéis, tem a função de travar os vidros quando abertos evitando seu deslocamento.
5. Perfis de Vedação
O sistema deverá utilizar perfis Schelegel Weatherseals ou de Silicone com tecnologia 3M instalados entre os vidros para garantir uma vedação aproximada de 98%. Entre os trilhos dos vidros e os trilhos de rodízios, também deverão ser instaladas escovas de vedação hidrorepelentes.
6. Fixação
Os perfis superiores serão fixados à laje através de chumbadores de expansão (altamente resistentes à tensão, compressão e tração), tirantes e porcas em aço inoxidável 316. Os perfis inferiores serão fixados ao chapim da mureta através de parafusos e buchas de expansão.
7. Perfil Anti-ruído
Os trilhos deverão possuir perfis de EPDM (borracha de etileno-propileno-dieno) na parte interna, local onde os conjuntos deslizantes se movimentam. Além de garantir um funcionamento mais silencioso e com menos vibração, dispensando a utilização de graxas e lubrificantes.
8. Sistema Anti-travamento
Esse sistema deverá ter dispositivos capazes de impedir que os painéis de vidro sejam abertos nos pontos errados, evitando despesas desnecessárias com manutenção, desgaste prematuro do produto e aborrecimento dos nossos clientes.
9. Posição de Ventilação
O sistema deverá permitir a posição de ventilação, parcialmente ou totalmente aberta. O primeiro painel deverá ser aberto através da liberação do trinco, e também pode ser travado na posição de
ventilação, proporcionando maior conforto climático através da abertura controlada do painel.
10. Testes e Ensaios
O sistema a ser instalado deverá atender a Norma Técnica ABNT NBR16259 – Sistemas de Envidraçamento de Sacadas e os produtos aprovados nos testes realizados pelo Instituto Falcão Bauer. A empresa deverá apresentar os laudos dos seguintes ensaios:
- Comportamento sob Cargas Uniformemente Distribuídas;
- Pressão positiva;
- Pressão Negativa;
- Pressão de Segurança;
- Impacto de corpo mole;
- Estanqueidade à Água;
- Exposição à névoa salina
ART ou RRT
A empresa contratada para o fornecimento e/ou instalação do sistema de envidraçamento das varandas deverá apresentar, obrigatoriamente, a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) ou RRT (Registro de Responsabilidade Técnica).
Dispositivos de Segurança:
No caso de dispositivos extras de segurança como redes de proteção, a Morro Ipiranga Empreendimento Imobiliário SPE Ltda desaconselha o uso dessas redes nas varandas sem que seja contratada uma Empresa especializada e com ART, pois estas necessitam de estruturas acessórias por sobre o forro, não sendo possível a fixação no Porcelanato existente da Fachada Ventilada. Da mesma forma, caso o serviço seja realizado nas outras esquadrias, deverá ser garantida a estanqueidade, isentando a garantia deste trecho por alteração das condições existentes.
Caso queira executar a instalação para as redes de proteção e fechamentos de varandas, o Proprietário deve verificar com a administração Condomínio qual foi o padrão elaborado pelo Arquiteto do empreendimento.
Fixação de varal em forro
Para a instalação de varal no teto da área de serviço será necessária a fixação do mesmo diretamente na laje, não devendo ser fixado no forro. A fixação indevida pode ocasionar desabamento de forro e perda de garantia.
5.6. USO RACIONAL DE ÁGUA, GÁS E ENERGIA / DESTINAÇÃO DO LIXO
É importante atentar para os aspectos ambientais e promover a conscientização dos Usuários para que colaborem em ações que tragam benefícios, tais como:
- Uso racional da água
- Avaliar mensalmente as contas com o consumo de água e checar o funcionamento dos medidores ou existência de vazamentos. Em caso de oscilações no consumo, realizar inspeções e eventuais ajustes, quando necessário. (Esta prática também pode ser adotada para o uso de gás);
- Verificar mensalmente a existência de perdas de água (torneiras “pingando”, bacias “escorrendo”, etc.);
- Orientar aos Usuários sobre o uso adequado da água, evitando o desperdício.
- Uso racional da energia
- Procurar estabelecer o uso adequado de energia, desligando quando possível pontos de iluminação e equipamentos. Lembre-se, contudo de não atingir os equipamentos que permitem o funcionamento da edificação (bombas, alarmes, etc.);
- Controlar ações que possam gerar fuga de corrente elétrica, realizando as manutenções sugeridas, tais como: rever estado de isolamento das emendas de fios, reapertar as conexões do quadro de distribuição e as conexões de tomadas, interruptores e pontos de luz e verificar o estado dos contatos elétricos, substituindo peças que apresentam desgaste;
- É recomendado instalar equipamentos que possuam selo de “conservação de energia”, pois estes consomem menos energia.
- Destinação de lixo
- Encaminhar diariamente o lixo orgânico para a casa de lixo ou contentor adequado. Ou seja, as áreas comuns, escadas, circulações, garagens, etc… não podem ser utilizados para depósitos de lixo;
- É recomendado implantar um programa de coleta seletiva para a edificação que permita a destinação dos materiais coletados a instituições que possam reciclá-los ou reutilizá-los.
5.7. DESINSETIZAÇÕES E IMUNIZAÇÕES
Baratas e ratos são responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças, algumas fatais. Nesse caso, a recomendação é que todas as dependências do empreendimento sejam imunizadas contra essas espécies. O serviço deve ser realizado por empresas especializadas que fornecerão os respectivos certificados.
No caso de tratamento de combate a cupins, a recomendação é que esse tratamento seja realizado por empresa especializada, que definirá os produtos adequados a cada situação, dosagem necessária e locais a serem aplicados.
Menos frequentes, porém tão incômodos e perigosos quanto baratas, ratos e cupins, são outros animais como mosquitos, formigas, moscas, pulgas, aranhas, barbeiros, pombos e morcegos, que proliferam nos centros urbanos. A forma de imunização e controle da proliferação de cada um é específica e, para tal, deverão ser utilizados os serviços de empresas especializadas.
Vale ressaltar que a periodicidade dessa imunização deve atender às diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e recomendações do fabricante, o que for mais restritivo.
Seguem alguns cuidados e recomendações que devem ser tomados pela administração nos serviços de imunização:
- Os funcionários que não sejam de empresas capacitadas não devem ser encarregados desses serviços, devido aos riscos inerentes à alta toxidade dos produtos empregados;
- Nos serviços de controle de vetores e pragas, quaisquer que sejam, a contratação de pessoas não qualificadas e a utilização de produtos inadequados ou de formulação proibida podem causar problemas de intoxicação e de contaminação ambiental;
- As empresas e os profissionais registrados devem fornecer ao contratante uma “Ordem de Serviço”. Nela deverão constar o nome do técnico responsável, o produto utilizado, sua dosagem e os procedimentos adotados, antes e depois da aplicação do produto. Certifique-se da existência desse documento
5.8. PREVENÇÃO DE INUNDAÇÕES
Vale ressaltar os cuidados que previnem ocorrência de inundações. São eles:
- Mantenha as calhas e condutores de água sempre limpos;
- Caso perceba o entupimento de bueiros, bocas de lobo, valas e canaletas, poço de visita e tubulações acione imediatamente a Prefeitura ou a Concessionária de Água, para que sejam feitos os serviços de limpeza e manutenção;
- Mantenha o seu terreno sempre limpo, livre de lixo acumulado e entulhos;
- Não jogue lixo no sistema de esgoto (vaso sanitário, caixa de gordura e outros), e faça manutenção da caixa de gordura.
- Contribua sempre com a limpeza das ruas e calçadas.
5.9. SEGURANÇA PATRIMONIAL
Vale ressaltar os cuidados que colaboram para segurança da edificação. Seguem alguns deles:
- Estabelecer e cumprir os critérios de acesso para visitantes, fornecedores, representantes de órgãos fiscais e das Concessionárias;
- Contratar seguro contra incêndio e outros sinistros (obrigatório), abrangendo todas as áreas e objetos/equipamentos da edificação;
- Garantir a utilização adequada dos ambientes para os fins que foram destinados, evitando utilizá-los para o armazenamento de materiais inflamáveis e outros não autorizados;
- Garantir a utilização adequada dos equipamentos para os fins que foram projetados.
5.10. SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO
O cumprimento das normas de segurança e saúde dos trabalhadores do Ministério do Trabalho é obrigatório. Dentre as 38 normas existentes atualmente, seguem algumas que possuem ampla implicação para edificações:
- A norma regulamentadora do Ministério do Trabalho NR 01 que estabelece as disposições gerais, o campo de aplicação, os termos e as definições comuns às Normas Regulamentadoras – NR relativas à segurança e saúde no trabalho e as diretrizes e os requisitos para o gerenciamento de riscos ocupacionais e as medidas de prevenção em Segurança e Saúde no Trabalho – SST;
- A norma regulamentadora do Ministério do Trabalho NR 7 obriga a realização do Programa de Controle Medico de Saúde Ocupacional – PCMSO;
- A norma regulamentadora do Ministério do Trabalho NR 10, que diz respeito à segurança em instalações e serviços em eletricidade, estabelece os requisitos e condições mínimas, objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade;
- A norma regulamentadora do Ministério do Trabalho NR 18, referente às condições e meio ambiente do trabalho na indústria da construção, deve ser considerada em relação aos riscos a que os empregados próprios e de empresas especializadas estão expostos ao exercer suas atividades. No caso de acidentes de trabalho, o Condomínio, através do Síndico e/ou Administradora será responsabilizado;
- A norma regulamentadora do Ministério do Trabalho NR 35, referente a trabalho em altura, também deve ser considerada em relação aos riscos a que os empregados próprios e de empresas especializadas estão expostos ao exercer suas atividades. No caso de acidentes de trabalho, o Condomínio, através do Síndico e/ou Administradora será responsabilizado.
Portanto, são de extrema importância os cuidados com a segurança do trabalho. As demais normas também devem ser analisadas e atendidas em sua totalidade.
5.11. IPTU VERDE
O empreendimento tem Selo Prata do IPTU Verde da Prefeitura Municipal de Salvador e com isto se enquadra dentro do estabelecido no DECRETO Nº 29.100 de 06 de novembro de 2017 para desconto do IPTU. A Administração do Condomínio deve zelar para que o que foi projetado para se enquadrar no IPTU Verde esteja sempre em funcionamento, conforme Planilha Ações e Práticas de Sustentabilidade, anexa a este Manual. Este selo deverá ser renovado periodicamente, pelo Condomínio, conforme normas específicas da Prefeitura Municipal de Salvador. Atualmente, este selo deve ser renovado a cada 2 anos.
Sistemas envolvidos:
- Elevadores com regeneração de energia;
- Infraestrutura para carregamento de veículos elétricos;
- Painéis fotovoltaicos para geração de energia;
- Sensores de presença para iluminação das áreas comuns;
- Iluminação em Led nas áreas comuns com circuitos independentes;
- Infraestrutura para medição individual de água e gás;
- Torneiras com dispositivos e economizadores nas áreas comuns;
- Vasos sanitários com duplo acionamento;
- Iluminação natural nas escadas de segurança;
- Ventilação Cruzada nos apartamentos;
- Central de resíduos ventilado e lavável;
- Piso permeável nas calçadas;
- Reservatórios para retardo de águas pluviais;
- Ampliação da área permeável;
- Existência de abertura externa dos sanitários;
- Bicicletário