
8. ORIENTAÇÕES PARA CASO DE EMERGÊNCIA
8.1. Em caso de incêndio
- Acolha crianças, idosos e animais domésticos que estejam no recinto ou próximos do foco de incêndio, levando-os para lugar seguro;
- Evacue imediatamente o local;
- Não utilize os elevadores sociais, desça ou suba pelas escadas ou utilize o elevador de emergência/carga;
- Informe a portaria para avisar aos demais moradores;
- Acione o Corpo de Bombeiros através do telefone 193;
- Não se preocupe com joias, dinheiro, documentos e outros, tudo isso é passível de ser recuperado posteriormente com relativa facilidade, a saúde e vida não.
8.2.Vazamento em tubulação de gás
Caso se verifique vazamento de gás de algum aparelho, feche imediatamente os respectivos registros. Mantenha os ambientes ventilados, abrindo as janelas e portas. Não utilizar nenhum equipamento elétrico e nem acionar qualquer interruptor. Caso perdure o vazamento, solicitar ao zelador/gerente predial o fechamento da rede de abastecimento. Acionar imediatamente a concessionária competente, ou fornecedor dos equipamentos ou Corpo de Bombeiros.
8.3.Vazamento em tubulação hidráulica
No caso de algum vazamento em tubulação de água fria, a primeira providência a ser tomada é o fechamento dos registros correspondentes. Em seguida, avisar à equipe de manutenção local e acionar, se necessário, uma empresa especializada.
Para os apartamentos, pode-se, emergencialmente e fechar o registro do hidrômetro que se encontra no Shaft do hall de serviço. Na tubulação de água quente fechar o registro de entrada do boiler que se encontra no forro da Suíte 2.
8.4. Entupimento em tubulação de esgoto ou de águas pluviais
No caso de entupimento na rede de coleta de esgoto ou de águas pluviais, avisar a equipe de manutenção local e acionar imediatamente, caso necessário, uma empresa especializada em desentupimento.
8.5.Curto-circuito em instalações elétricas
No caso de algum curto circuito, os disjuntores (do quadro de comando) desligam- se automaticamente, desligando também as partes afetadas pela anormalidade. Para corrigir, é só voltar o disjuntor correspondente à sua posição original, tendo antes procurado verificar a causa do desligamento do disjuntor, chamando imediatamente a empresa responsável pela manutenção das instalações do condomínio, através do zelador/gerente predial e/ou administradora ou equipe de manutenção especializada própria.
8.6.Parada súbita de elevadores
Os elevadores estão programados para não entrarem em operação com carga excessiva. Caso isto ocorra o elevador não abrirá a porta da cabine e não sairá do pavimento. Em seu visor aparecerá o aviso EP – Excesso de Peso. Ao normalizar o peso, o elevador voltará a funcionar normalmente.
Se eventualmente alguém ficar preso no elevador, deve acionar o botão de alarme ou interfone. Caso a parada seja ocasionada por interrupção no fornecimento de energia por parte da Coelba, o mesmo entrará em operação imediatamente após o acionamento do Gerador de Emergência. Há um curto lapso de tempo entre a falta de energia da concessionária e a entrada em operação do Gerador. Neste intervalo, a luz de emergência instalada na cabine entrará em funcionamento.
Sob nenhuma hipótese o funcionário do condomínio, ou qualquer outra pessoa, poderá abrir a porta para retirada dos passageiros. Esse serviço somente poderá ser realizado pela empresa responsável pela conservação do elevador ou o Corpo de Bombeiros. Esta prática tem causado graves riscos aos ocupantes e ao funcionário, ocasionando inclusive acidentes fatais.
No caso de falta de energia, os elevadores descerão gradativamente até o pavimento térreo. Aguardar a abertura das portas e sair observando se há degrau entre a cabina e o pavimento. O elevador de emergência funcionará sob o comando do elevador de emergência.
8.7. Sistema de segurança
No caso de intrusão ou tentativa de roubo ou assalto, seguir as recomendações da empresa de segurança especializada, quando houver, ou acionar a polícia. Instruir os moradores, ao chegarem ao prédio, a observarem atentamente as imediações se há pessoas estranhas, carros suspeitos estacionados, etc. Nessa circunstância, não adentrar o prédio e acionar imediatamente a polícia e a portaria do prédio.
O sistema de CFTV tem a finalidade de indicar a existência de situações de risco. Os vidros blindados da portaria e a alvenaria da mesma em blocos de concreto cheios, na parte externa, tem a função somente de permitir que o porteiro faça os devidos alarmes e chamados. Para isto ele deverá dispor de equipamentos apropriados, como rádio e telefone celular.
8.8. Circuito Fechado de Televisão – CFTV
O CFTV, é um componente do sistema de segurança, que tem como finalidade a vigilância, monitoramento e acompanhamento de ocorrências em determinados locais das áreas comuns, mas que – de modo isolado – não assegura a segurança patrimonial do edifício ou do condomínio.
A localização e instalação dos pontos para equipamentos foi definida e executada conforme projeto específico.
CUIDADOS NO USO
- No caso de ampliação do sistema, não utilizar vários equipamentos em um mesmo circuito (benjamins, etc.);
- Manter os equipamentos limpos e desimpedidos no campo de captação de imagens;
- Evitar queda, superaquecimento, contato com umidade e manuseio inadequado dos equipamentos;
- Seguir as recomendações do fabricante;
- Atender legislação vigente com relação ao uso e à conservação de imagens captadas pelo sistema.
Manutenção Preventiva | ||
---|---|---|
PERIODICIDADE | ATIVIDADE | RESPONSÁVEL |
Mensalmente | Verificar o funcionamento conforme instruções do fornecedor | Equipe de manutenção local/ empresa capacitada |
Semestralmente | Vistoria completa do sistema instalado e realização de manutenções | Empresa especializada |
PROCESSOS DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA | ||
Esse sistema da edificação necessita de um plano de manutenção específico, que atenda às recomendações dos fabricantes, diretivas das Normas técnicas Brasileiras, bem como normas específicas do sistema, quando houver |